REGULAMENTO GERAL DO CAMPEONATO NACIONAL DE TIRO
Precision FIRE Brasil 2024 de FUZIL
- Objetivo
- O Campeonato Nacional de Tiro Precision FIRE Brasil 2024 de FUZIL organizado pela Confederação dos Atiradores e Caçadores do Brasil – CACBR, CNPJ nº 48.294.146/0001-13, CR nº 001.000.740-73 tem como objetivo promover a prática segura e competitiva formal do Tiro Esportivo em todo o território nacional para Atiradores Desportivos devidamente registrados no Exercito Brasileiro na modalidade Tiro de Precisão com FUZIL.
- O evento será realizado em conformidade com as normas de segurança e regulamentos estabelecidos bem como suas regras específicas para as modalidades ofertadas no Campeonato.
- Participantes
- Poderão participar do campeonato Atletas filiados à CACBR maiores de 14 anos devidamente registrados no Exercito Brasileiro através do Certificado de Registro de Atirador Desportivo válido que não estejam inadimplentes no Clube participante onde ele realizará sua prova.
- Todos os participantes devem apresentar documento de identificação válido, Certificado de Registro de Arma de Fogo expedido pelo Exercito Brasileiro (SIGMA) e Guia de Tráfego.
- Categorias de Armas
- Fuzil de Assalto/Caça semi-automático ou de repetição de Calibre Restrito.
- Calibres de Armas
- Poderão ser utilizados os calibres restritos EXCLUSIVOS de FUZIL (5.56mm, 7.62mm, etc) listados na Portaria Conjunta – C EX/DG-PF Nº 2, de 6 de novembro de 2023.
Nesta prova não é permitida a participação de CARABINA/FUZIL/RIFLE de calibres 22LR/22WMR/22MAG.
- Modalidades
Tiro de Precisão com FUZIL de 20 a 50 metros:
- Tiro de Precisão – FUZIL mira aberta 20 metros – calibre permitido/restrito – 04 (quatro) tiros – ALVO DE 4 CORES.
- Tiro de Precisão – FUZIL mira óptica (luneta/red dot) 20 metros – calibre permitido/restrito – 04 (quatro) tiros – ALVO DE 4 CORES.
- Tiro de Precisão – FUZIL mira óptica (luneta/red dot) 50 metros – calibre permitido/restrito – 04 (quatro) tiros – ALVO DE 4 CORES.
- Tiro de Precisão – FUZIL mira aberta 20 metros – calibre permitido/restrito – 04 (quatro) tiros – ALVO HUMANÓIDE.
- Alvos:
- Alvo de 4 Cores – Padrão da Polícia Federal de (48×66 cm), com no mínimo 120gr de gramatura, fabricado em papel opaco, sem coating, para evitar reflexos. Este alvo pode ser adquirido nas gráficas homologadas, Mercado Livre, Shoppe, etc
- Alvo Humanóide – Padrão da Polícia Federal de (48×66 cm), com no mínimo 120gr de gramatura, fabricado em papel opaco, sem coating, para evitar reflexos. Este alvo pode ser adquirido nas gráficas homologadas, Mercado Livre, Shoppe, etc
- Distâncias de Tiro e Tempo de Prova
- A distância de tiro será de 20 metros para mira aberta.
- A distância de tiro será de 20 ou 50 metros para mira óptica/luneta/red dot.
- O tempo total de prova é de 60 (sessenta) segundos para o Alvo de 4 Cores, sendo 15 (quinze) segundos para cada Série/Cor.
- O tempo total de prova é de 60 (sessenta) segundos para o Alvo Humanóide, sendo 30 (trinta) segundos para disparos na Cabeça e 30 (trinta) segundos para disparos no corpo.
- Séries:
- A prova será dividida nas seguintes séries a depender do tipo de alvo utilizado (4 Cores ou Humanóide):
Alvo de 4 Cores – 4º Séries de 15 (quinze) segundos cada.
Sendo cada cor do alvo considerada uma série na seguinte ordem: “1ª Série Amarelo, 2ª Série Vermelho, 3ª Série Verde e 4ª Série Azul”, totalizando 1 (um) minuto de prova.
Alvo Humanóide – 2º Séries de 30 (trinta) segundos cada.
Sendo cada área do alvo considerada uma série na seguinte ordem: “1ª Série disparos na Cabeça e 2ª Série disparos no Corpo”, totalizando 60 (sessenta) segundos de prova.
- Pontuação e Penalidades:
- A pontuação do Alvo de 4 Cores é: “X, 5, 4, 3 e 0”, o X vale 06 pontos e o 0 (zero) é qualquer tiro fora da linha externa do 3.
- O Atirador deverá efetuar 01 (um) disparo em cada cor do alvo sendo 1ª Série Amarelo, 2ª Série Vermelho, 3ª Série Verde e 4ª Série Azul, e a Súmula será preenchida de igual modo, ou seja, a pontuação de cada Série/Cor.
- Caso seja identificado mais de um disparo em uma mesma cor, deverá ser considerado nesta cor o disparo de maior pontuação e os demais disparos devem ser descartados, considerados como 0 (zero).
- A pontuação do Alvo Humanóide é: “X, 5, 4, 3 2, 1 e 0”, o X vale 06 pontos e o 0 (zero) é qualquer tiro fora da linha externa do Alvo em toda a extensão de cor preta e.
- O Atirador deverá efetuar 02 (dois) disparos na 1ª Série na Cabeça e mais 02 (dois) disparos na 2ª Série no Corpo, e a Súmula será preenchida de igual modo, ou seja, a pontuação de cada Série 1 – Cabeça e Serie 2 – Corpo.
- Cada penalidade listada a seguir aplicada pelo arbitro/delegado será de menos 1 (um) ponto.
- Ultrapassar o tempo total estipulado para cada série.
- Efetuar menos de 04 (quatro) disparos no alvo.
- Efetuar mais de 04 (quatro) disparos no alvo.
- Queimar a largada.
- Não respeitar as normas básicas de segurança no manuseio de armas de fogo e conduta no Estande
- Critérios para Desempate:
- Em caso de empate na Etapa, o desempate será feito automaticamente pelo sistema da Shooting House levando em consideração a seguinte ordem:
1ª) Maior quantidade de acertos no X, 5, 4, 3, 2, 1
2ª) Maior quantidade de acertos no X, 5, 4, 3, 2, 1 por série.
3ª) Se ainda assim houver empate, o sistema irá desempatar por idade, vencendo o Competidor Mais Velho.
- Em caso de empate no Resultado Final do Campeonato, o desempate será feito automaticamente pelo sistema da Shooting House levando em consideração a seguinte ordem:
1ª) Soma de todas as Etapas
2ª) Maior quantidade de acertos no X em todas as Etapas.
3ª) Quem foi melhor na última Etapa
4º) Se ainda assim houver empate, vencerá o Competidor Mais Velho.
- Categorias e Classes dos Atletas:
- “Os Atletas serão divididos em Gênero Masculino e Gênero Feminino – Damas”.
- Os Atletas do Gênero Masculino serão classificados e reclassificados automaticamente pelo sistema Shooting House levando em consideração seu melhor resultado conforme abaixo:
C – Iniciante – de 0 a 10 pontos
B – Intermediária – entre 10 e 20 pontos
A – Avançada – acima de 20 pontos.
- As Atletas do Gênero Feminino – Damas serão classificadas e reclassificadas automaticamente pelo sistema Shooting House levando em consideração seu melhor resultado conforme abaixo:
C – Iniciante – de 0 a 10 pontos
B – Intermediária – entre 10 e 20 pontos
A – Avançada – acima de 20 pontos.
- O Atleta classificado poderá automaticamente ser reclassificado pelo sistema Shooting House da menor para a maior Classe dependendo dos seus resultados, contudo, o Atleta não poderá regredir de Classe.
- Condução e Comandos de Prova:
- As provas do Campeonato Nacional de Tiro Precision FIRE Brasil 2024 de FUZIL são feitas com uma única arma/modelo/calibre em 4 (quatro) Séries de 01 (um) disparo cada no tempo total de 60 (sessenta) segundos no Alvo de 4 Cores ou em 2 (duas) Séries de 02 (dois) disparos cada no tempo total de 60 (sessenta) segundos no Alvo Humanóide independente da distancia e/ou tipo de mira.
- O Atleta ao ser chamado pelo Instrutor/Árbitro para realizar sua prova, deverá se dirigir ao Posto de Tiro designado levando consigo somente sua arma desmuniciada, quatro munições e equipamento de proteção individual.
- O Atleta no Posto de Tiro designado, deverá obedecer estritamente os comandos do Instrutor/Árbitro.
- Antes de iniciar a prova, o Instrutor/Árbitro deverá informar ao Atleta a quantidade de disparos que ele deverá realizar, em qual tempo, em qual alvo e em qual distancia.
- O Instrutor/Árbitro deverá possuir em mãos um apito e um cronógrafo e dará os seguintes comandos:
- NA PROVA DE ALVO DE 4 CORES DAR ESTES COMANDOS NA SEGUINTE ORDEM:
- ATENÇÃO PISTA QUENTE. Atirador, preparar, municiar, alimentar, carregar a arma, e ficar pronto no tempo de até 1 (um) minuto.
“Neste momento, o atirador deverá permanecer em pé, sem apoio, municiar com quatro munições o carregador ou no receptáculo da arma, em posição segura, alimentar e carregar a arma, ou seja, colocar uma munição na câmara e aguardar o próximo comando.”
1ª – “Atirador, ao meu comando, em um silvo curto de apito realizar um disparo no alvo à sua frente, no alvo de cor amarela no tempo de até 15 segundos, em um silvo longo, o atirador para de atirar e se mantenha em posição de tiro aguardando o próximo comando. Atirador compreendeu?”
2ª – “Atirador, ao meu comando, em um silvo curto de apito realizar um disparo no alvo à sua frente, no alvo de cor vermelha no tempo de até 15 segundos, em um silvo longo, o atirador para de atirar e se mantenha em posição de tiro aguardando o próximo comando. Atirador compreendeu?”
3ª – “Atirador, ao meu comando, em um silvo curto de apito realizar um disparo no alvo à sua frente, no alvo de cor verde no tempo de até 15 segundos, em um silvo longo, o atirador para de atirar e se mantenha em posição de tiro aguardando o próximo comando. Atirador compreendeu?”
4ª – “Atirador, ao meu comando, em um silvo curto de apito realizar um disparo no alvo à sua frente, no alvo de cor azul no tempo de até 15 segundos, em um silvo longo, o atirador para de atirar e coloca a arma aberta na bancada. Atirador compreendeu?”
- Ao término da prova, o Instrutor/Árbitro deve se certificar de que a arma se encontra aberta, solicitar que o Atirador guarde seu equipamento com segurança e após dar o comando de ATENÇÃO PISTA FRIA.
- Com a PISTA FRIA o Instrutor/Árbitro deve ir pessoalmente retirar o alvo do Atirador, realizar a marcação da pontuação, preencher a súmula e assinar o canhoto para o Atirador.
- NA PROVA DE ALVO HUMANÓIDE DAR ESTES COMANDOS:
- ATENÇÃO PISTA QUENTE. Atirador, preparar, municiar, alimentar, carregar a arma, e ficar pronto no tempo de até 1 (um) minuto.
“Neste momento, o atirador deverá permanecer em pé, sem apoio, municiar com quatro munições o carregador ou no receptáculo da arma, em posição segura, alimentar e carregar a arma, ou seja, colocar uma munição na câmara e aguardar o próximo comando.”
1ª – “Atirador, ao meu comando, em um silvo curto de apito realizar dois disparos na CABEÇA do alvo à sua frente, no tempo de até 30 segundos, em um silvo longo, o atirador para de atirar e se mantenha em posição de tiro aguardando o próximo comando. Atirador compreendeu?”
2ª – “Atirador, ao meu comando, em um silvo curto de apito realizar dois disparos no CORPO do alvo à sua frente, no tempo de até 30 segundos, em um silvo longo, o atirador para de atirar e coloca a arma aberta na bancada. Atirador compreendeu?”
- Ao término da prova, o Instrutor/Árbitro deve se certificar de que a arma se encontra aberta, solicitar que o Atirador guarde seu equipamento com segurança e após dar o comando de ATENÇÃO PISTA FRIA.
- Com a PISTA FRIA o Instrutor/Árbitro deve ir pessoalmente retirar o alvo do Atirador, realizar a marcação da pontuação, preencher a súmula e assinar o canhoto para o Atirador.
- Normas de Segurança:
- Todas as armas devem ser tratadas como se estivessem carregadas e devem ser manipuladas de acordo com as regras de segurança padrão, assim como aquelas estabelecidas pelo Clube de Tiro participante.
- O manuseio de armas fora da linha de tiro é estritamente proibido.
- Sempre que as armas não estiverem em uso, devem ser mantidas descarregadas e com os dispositivos de segurança acionados.
- Os atiradores devem seguir as instruções dos árbitros em relação à segurança e procedimentos de tiro.
- Formato da Competição:
- A competição será realizada em etapas classificatórias em cada modalidade, culminando em uma etapa final.
- Cada participante deverá realizar a quantidade disparos exigidos no tempo estipulado em cada modalidade inscrita.
- O formato inclui rounds específicos para cada modalidade que o atirador estiver inscrito, com pontuações baseadas na precisão e no desempenho do mesmo no alvo homologado pela CACBR.
- Equipamento Permitido:
- Todos os participantes devem usar equipamentos de proteção individual, incluindo óculos de proteção e protetores auriculares, sendo o EPI de responsabilidade do Atleta.
- A escolha da munição é de responsabilidade do atirador, desde que a mesma esteja em conformidade com as regulamentações e normas do Clube participante.
- Critérios na Pontuação dos Alvos:
- Alvo de 4 Cores – Todos os disparos que atinjam o alvo ou não devem ser registrados na Súmula de acordo com o que corresponde no alvo. Sendo X, 5, 4, 3 e 0.
- Sendo 0 (zero) qualquer disparo na área externa da borda da cor (amarela, vermelha, verde e azul). Também serão considerados como 0 (zero) os disparos de acordo com o item 9.1.2
- Caso algum disparo atinja a linha entre zonas do alvo, será considerada sempre a maior pontuação obtida entre as zonas do alvo.
- Em caso de disparo cruzado (disparo realizado por outro atirador diverso do dono do alvo) a prova dos dois deverá ser encerrada e o atirador que realizou o disparo cruzado será sumariamente DESCLASSIFICADO e deverá arcar com os custos de novo alvo e nova munição para recomeçar a prova do atirador que foi prejudicado.
- Alvo Humanóide – Todos os disparos que atinjam o alvo ou não devem ser registrados na Súmula de acordo com o que corresponde no alvo. Sendo X, 5, 4, 3, 2, 1 e 0.
- Sendo 0 (zero) qualquer disparo na área externa da borda da silhueta, na área preta.
- Caso algum disparo atinja a linha entre zonas do alvo, será considerada sempre a maior pontuação obtida entre as zonas do alvo.
- Em caso de disparo cruzado (disparo realizado por outro atirador diverso do dono do alvo) a prova dos dois deverá ser encerrada e o atirador que realizou o disparo cruzado será sumariamente DESCLASSIFICADO e deverá arcar com os custos de novo alvo e nova munição para recomeçar a prova do atirador que foi prejudicado.
- Lançamento do Resultado no Sistema On-line:
- Os alvos deverão ser lançados pelo presidente ou delegado do Clube no sistema da Shooting House de forma idêntica ao pontuado na Súmula pelo Instrutor/Árbitro com todas as observações, caso existam no prazo máximo estipulado no Calendário do Campeonato.
- Alvos com pontuação igual ou superior a 20 deverão ser fotografados em boa qualidade e o arquivo da imagem deverá ser anexada no momento do lançamento. Esse alvo deverá ser guardado pelo Clube por até 10 dias após o termino da Etapa, após poderá ser entregue ao Atleta ou destruído.
- Recursos:
- O recurso poderá ser solicitado por qualquer Atleta que discorde com sua pontuação aferida ou penalidades aplicadas pelo Instrutor/Árbitro mediante o pagamento da taxa de R$ 15,00 que deverá ser recolhida antecipadamente no seu Clube.
- O prazo para recurso será de 24hs após o término do lançamento dos resultados pelo Clube, na data estabelecida no Calendário do Campeonato. Após recebido o recurso a CACBR irá analisar sua demanda, e decidir se aceita ou não o mesmo.
- Homologação dos Resultados:
- O resultado final será homologado e divulgado na data estabelecida no Calendário do Campeonato disponível em nosso site oficial.
- Premiação:
- Medalha de Ouro para o 1º Colocado, medalha de Prata para o 2º Colocado e medalha de Bronze para o 3º Colocado concedidas aos 03 (três) atletas com melhor desempenho (maior pontuação) nas categorias Masculina e Feminina por modalidade na Classificação Final do Campeonato.
- Taxa de Inscrição:
- O valor da Taxa de Inscrição do Atleta por modalidade em cada etapa classificatória é de R$ 25,00 que serão divididos da seguinte forma: “R$ 17,50 para o Clube e R$ 7,50 para a Confederação.”
- A Taxa de Inscrição será paga diretamente ao Clube de Tiro no momento da prova ou On-line no momento da Inscrição antecipada.
- O participante poderá a fim de melhorar sua pontuação se inscrever em quantas séries desejar por modalidade, sendo necessário pagar nova Taxa de Inscrição a cada série realizada.
- Prestação de Contas e Repasse:
- A prestação de contas do Clube estará disponibilizada no Site Oficial da CACBR 24hs após o prazo de Recurso.
- O Clube de Tiro deverá realizar o Repasse do percentual do valor das inscrições dos atletas à CACBR no prazo estabelecido no Calendário da Competição através da cobrança via PIX que lhe será enviada pelo sistema, email e WhatsApp.
- Caso a CACBR necessite restituir valores de percentual do valor das inscrições on-line dos atletas para o Clube, o Repasse será realizado até o 7º dia útil do mês subseqüente via PIX.
- Disposições Gerais:
- A Confederação dos Atiradores e Caçadores do Brasil – CACBR reserva-se o direito de desclassificar qualquer participante que não cumpra as normas de segurança ou viole as regras estabelecidas, assim como em caso de comportamento antiético.
- Os resultados finais serão anunciados após a conclusão de todas as etapas da competição conforme Calendário divulgado no site oficial da Confederação.
- Decisões dos Instrutores/Árbitros a respeito das penalidades são finais e não estão sujeitas a apelação. O participante poderá interpor recurso somente em caso de discordância de sua pontuação, situação pela qual o alvo poderá será re-avaliado pela CACBR.
- Alterações no Regulamento:
- A Confederação dos Atiradores e Caçadores do Brasil – CACBR reserva-se o direito de fazer alterações no regulamento a qualquer momento, se necessário, para garantir a segurança e a justiça da competição.
- Ao participar do Campeonato Nacional de Tiro Precision FIRE Brasil de FUZIL, todos os atiradores CONCORDAM em cumprir este regulamento em sua totalidade. A não observância das regras estabelecidas pode resultar em desqualificação e/ou medidas disciplinares adicionais.
- Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação no Site Oficial e se aplica integralmente ao Campeonato Nacional de Tiro Precision FIRE Brasil de FUZIL.